Nosso Cantinho Online

Tenha acesso a informações úteis para que se mantenha atualizado!

Mitos e verdades sobre o DIU e a fertilidade

Olá e seja bem-vinda ao nosso cantinho online! Ao longo dos anos, o DIU (Dispositivo Intrauterino) tornou-se um dos métodos contraceptivos mais populares. No entanto, como ocorre com muitas práticas médicas, há uma série de mitos e verdades que rodeiam o uso do DIU, especialmente em relação à fertilidade. Então, vamos esclarecer alguns desses pontos?

Mito 1: O DIU pode causar infertilidade. Verdade: Estudos mostram que o DIU, seja ele de cobre ou hormonal, não provoca infertilidade. Mulheres que retiram o DIU geralmente retornam à sua capacidade fértil normal em pouco tempo.

Mito 2: Uma vez inserido, o DIU pode permanecer indefinidamente. Verdade: Cada tipo de DIU tem uma duração recomendada, geralmente entre 5 e 10 anos. Após esse período, é recomendada a substituição ou remoção do dispositivo.

Mito 3: Se você usar DIU, demorará muito para engravidar depois de removê-lo. Verdade: A fertilidade geralmente retorna rapidamente após a remoção do DIU. Muitas mulheres podem engravidar logo no ciclo seguinte à retirada.

Mito 4: DIU é só para mulheres que já tiveram filhos. Verdade: Tanto mulheres que já deram à luz quanto aquelas que não têm filhos podem usar o DIU como método contraceptivo.

Mito 5: O DIU pode se deslocar e viajar pelo corpo. Verdade: Enquanto deslocamentos são raros, o DIU não “viaja” pelo corpo. Na rara ocasião em que se desloca, geralmente permanece dentro do útero ou próximo a ele.

Estes são apenas alguns pontos sobre o DIU e a fertilidade. A informação é uma poderosa ferramenta para fazer escolhas informadas sobre sua saúde reprodutiva.

Quer compartilhar sua experiência ou tem outras dúvidas sobre o tema? Deixe seus comentários abaixo e vamos enriquecer ainda mais nossa conversa. Cuide-se!

Contem comigo! Marque uma consulta!

Dr. Jailton João Santiago Junior
CRM: 22.938 | RQE: 16.184
Médico Ginecologista e Obstetrícia

×