Nosso Cantinho Online

Tenha acesso a informações úteis para que se mantenha atualizado!

Dismenorreia: causas e manejo da dor menstrual

Olá e seja bem-vinda ao nosso cantinho online!

Dismenorreia, um termo técnico que ecoa nos corredores da saúde feminina, é mais comumente conhecida como cólica menstrual, uma experiência compartilhada por muitas mulheres. Essa cólica, variando em intensidade e duração, pode ser uma mera inconveniência para algumas e um obstáculo debilitante para outras. É como uma maré que chega todos os meses, para algumas trazendo ondas suaves e para outras, tempestades turbulentas.

As causas da dismenorreia se entrelaçam numa complexa teia de fatores físicos e hormonais. Na maioria dos casos, a cólica menstrual é classificada em dois tipos: primária e secundária. A dismenorreia primária é como um relógio biológico interno, marcando o início do ciclo menstrual sem uma condição médica subjacente. Geralmente, essa cólica é atribuída a prostaglandinas, substâncias químicas que fazem o útero contrair, liberando seu revestimento. Essas contrações, embora naturais, podem ser intensas e dolorosas.

Por outro lado, a dismenorreia secundária é como um sinal de alerta, indicando condições subjacentes como endometriose ou fibromas uterinos. Nestes casos, a cólica menstrual é um sintoma de um problema mais complexo, exigindo uma investigação cuidadosa e um tratamento específico.

O manejo da cólica menstrual varia de acordo com a sua causa e intensidade. Para ondas mais suaves de dismenorreia primária, soluções como calor – uma bolsa de água quente sobre o abdômen, por exemplo –, exercícios leves e técnicas de relaxamento podem ser eficazes. Além disso, analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides podem ser aliados na redução da dor e do desconforto.

Quando enfrentamos a dismenorreia secundária, a abordagem se torna mais individualizada. Dependendo da causa subjacente, opções de tratamento podem incluir terapias hormonais ou, em alguns casos, intervenções cirúrgicas. Cada mulher merece um plano de tratamento que respeite suas necessidades únicas e seu estilo de vida.

Se você está navegando nas águas por vezes turbulentas da dismenorreia, não precisa fazer isso sozinha. Estou aqui para ajudar a desvendar as causas da sua cólica e encontrar as melhores estratégias para gerenciá-la. Seja através de uma conversa esclarecedora, avaliação médica ou simplesmente para compartilhar suas experiências, este espaço é seu para encontrar apoio, compreensão e cuidado.

A cólica menstrual não precisa ser um farol solitário em uma noite escura. Juntos, podemos acender as luzes da compreensão e do conforto, guiando você para um porto seguro de alívio e bem-estar.

Contem comigo! Marque uma consulta!

Dr. Jailton João Santiago Junior
CRM: 22.938 | RQE: 16.184
Médico Ginecologista e Obstetrícia

Iedda Soria
Iedda Soria
18/07/2023
Excelente profissional, se preocupa com o bem estar do paciente, super educado e atencioso, mega recomendo.
Raquel Rodrigues
Raquel Rodrigues
13/07/2023
Fui muito bem atendida! As meninas da recepção, são atenciosas. Na primeira consulta o dr já entendeu minha preocupação e medos, conseguiu resolver. 🙏🏼
Taika Rocco
Taika Rocco
13/07/2023
Depois de passar por inúmeros ginecologistas em Maringá e região, devido a fortes dores abdominais, muito sangramento e cólicas incessantes, aos 21 anos fui diagnosticada com endometriose, pelo Dr. Jailton. Conheci o Dr. Jailton, no ano de 2010, quando trabalhei de recepcionista no hospital onde ele estava fazendo residência e, devido a vontade e preocupação eu tinha certeza de uma coisa: ele iria desvendar as minhas dores e encontrar uma solução! Passei por uma grande cirurgia, aos 23 anos, para que fosse feito a retirada de toda a endometriose (ou a maioria dela), pois na época não existia um exame que apontava corretamente em qual parte do meu corpo poderia estar com a endometriose. Lembro até hoje a frase dele “parecia um varal” tinha endometriose por todos os lados, foi complicada, demorada, mas satisfatória! No momento da cirurgia fizemos a implantação do Diu Mirena, para conter o sangramento e a possível volta da endometriose, tudo isso em meados de 2012. Hoje, estou com 34 anos, e um lindo bebê a caminho, mais precisamente, 13/07/2023, estou no 9º mês aguardando a chegada do Daniel. Só tenho a agradecer por esses longos anos, não só pelos atendimentos, mas por entender o que o meu corpo estava gritando, enquanto inúmeros outros profissionais não escutavam (pois doía demais), obrigada por estar acompanhando toda a gestação e por toda a atenção que você e sua equipe estão prestando. Parabéns pela escolha da profissão, ela com certeza está e sempre estará salvando vidas.
Gisele Stranieri
Gisele Stranieri
13/07/2023
Fez meus dois partos com muito comprimento, carinho e cuidado. E olha que nos dois teve que acordar de madrugada para atender as apressadinhas.
Tha Ferreira
Tha Ferreira
13/07/2023
Excelente