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Exercícios que fortalecem o assoalho pélvico

Olá e seja bem-vinda ao nosso cantinho online! Hoje, vou abordar uma questão essencial, porém, muitas vezes esquecida: o fortalecimento do assoalho pélvico. Vamos navegar juntos por essa temática, de forma simples e elucidativa!


O assoalho pélvico é uma rede de músculos que sustenta os órgãos pélvicos, incluindo o útero, a bexiga e o intestino. Fortalecer essa estrutura pode trazer inúmeros benefícios, como prevenir a incontinência urinária, melhorar a função sexual e até mesmo auxiliar no parto.


Então, quais exercícios podem ajudar? Os exercícios de Kegel são um bom ponto de partida. Eles envolvem a contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico, como se estivesse interrompendo o fluxo de urina. Mas lembre-se, a orientação de um profissional é essencial para garantir que os exercícios sejam realizados corretamente.


Outro aliado poderoso é o pilates, que através de movimentos controlados, pode ajudar a fortalecer o assoalho pélvico. Mas como em qualquer exercício físico, é importante lembrar que a individualidade de cada pessoa deve ser respeitada.


Espero ter trazido luz a esse assunto tão importante! Aqui, você tem a liberdade de compartilhar suas opiniões, fazer perguntas e sugerir temas para os próximos textos. Vamos, juntos, construir uma comunidade engajada e colaborativa sobre saúde feminina. Sua participação é fundamental!

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Dr. Jailton João Santiago Junior
CRM: 22.938 | RQE: 16.184
Médico Ginecologista e Obstetrícia

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