Nosso Cantinho Online

Tenha acesso a informações úteis para que se mantenha atualizado!

Gravidez após os 35 anos: desafios e precauções.

Olá e seja bem-vinda ao nosso cantinho online! Hoje vou falar sobre um assunto que é cada vez mais comum: a gravidez após os 35 anos. Muitas mulheres estão optando por engravidar mais tarde, seja por motivos pessoais, profissionais ou simplesmente por escolha.


Embora seja perfeitamente possível ter uma gravidez saudável nessa faixa etária, é importante estar ciente dos desafios e tomar precauções adicionais. Aqui estão algumas informações úteis para ajudá-la nessa caminhada:


1. Fertilidade diminuída: À medida que envelhecemos, a reserva ovariana diminui e a qualidade dos óvulos pode diminuir. Isso pode levar a uma diminuição da fertilidade e a um aumento do tempo necessário para engravidar. Se você está planejando ter um filho após os 35 anos, pode ser útil procurar um especialista em fertilidade para avaliar sua reserva ovariana e discutir opções, se necessário.

2. Riscos gestacionais aumentados: A idade materna avançada está associada a um maior risco de complicações durante a gravidez, como pressão alta, diabetes gestacional, parto prematuro e síndrome de Down. É importante fazer um acompanhamento pré-natal rigoroso, realizar exames e testes recomendados pelo seu médico para monitorar sua saúde e a do bebê.


3. Cuidados pré-concepcionais: Se você está planejando engravidar após os 35 anos, é importante cuidar da sua saúde antes mesmo de conceber. Isso inclui manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, tomar vitaminas pré-natais, evitar o tabagismo, limitar o consumo de álcool e manter um peso saudável.

4. Aconselhamento genético: Devido ao aumento do risco de condições genéticas em gestações mais tardias, é recomendado considerar aconselhamento genético antes de engravidar. Um especialista em genética pode ajudar a avaliar os riscos e discutir opções de triagem e testes genéticos.


5. Apoio emocional: Engravidar e ter um filho em qualquer idade pode trazer uma mistura de emoções, e isso pode ser especialmente verdadeiro para mulheres mais velhas. É importante buscar apoio emocional, seja com o parceiro, amigos, familiares ou grupos de apoio, para lidar com as preocupações, ansiedades e desafios emocionais que possam surgir.

Lembre-se de que cada mulher é única, e é importante discutir suas preocupações e planos de gravidez com um médico especializado em obstetrícia e ginecologia. Eles poderão fornecer orientações personalizadas com base no seu histórico médico e necessidades individuais.


Espero que essas informações tenham sido úteis para entender os desafios e precauções da gravidez após os 35 anos. Estou aqui para fornecer suporte e informações adicionais caso necessário. Cuide-se e desejo a você uma experiência de maternidade saudável e feliz!

Contem comigo! Marque uma consulta!

Dr. Jailton João Santiago Junior
CRM: 22.938 | RQE: 16.184
Médico Ginecologista e Obstetrícia

Iedda Soria
Iedda Soria
18/07/2023
Excelente profissional, se preocupa com o bem estar do paciente, super educado e atencioso, mega recomendo.
Raquel Rodrigues
Raquel Rodrigues
13/07/2023
Fui muito bem atendida! As meninas da recepção, são atenciosas. Na primeira consulta o dr já entendeu minha preocupação e medos, conseguiu resolver. 🙏🏼
Taika Rocco
Taika Rocco
13/07/2023
Depois de passar por inúmeros ginecologistas em Maringá e região, devido a fortes dores abdominais, muito sangramento e cólicas incessantes, aos 21 anos fui diagnosticada com endometriose, pelo Dr. Jailton. Conheci o Dr. Jailton, no ano de 2010, quando trabalhei de recepcionista no hospital onde ele estava fazendo residência e, devido a vontade e preocupação eu tinha certeza de uma coisa: ele iria desvendar as minhas dores e encontrar uma solução! Passei por uma grande cirurgia, aos 23 anos, para que fosse feito a retirada de toda a endometriose (ou a maioria dela), pois na época não existia um exame que apontava corretamente em qual parte do meu corpo poderia estar com a endometriose. Lembro até hoje a frase dele “parecia um varal” tinha endometriose por todos os lados, foi complicada, demorada, mas satisfatória! No momento da cirurgia fizemos a implantação do Diu Mirena, para conter o sangramento e a possível volta da endometriose, tudo isso em meados de 2012. Hoje, estou com 34 anos, e um lindo bebê a caminho, mais precisamente, 13/07/2023, estou no 9º mês aguardando a chegada do Daniel. Só tenho a agradecer por esses longos anos, não só pelos atendimentos, mas por entender o que o meu corpo estava gritando, enquanto inúmeros outros profissionais não escutavam (pois doía demais), obrigada por estar acompanhando toda a gestação e por toda a atenção que você e sua equipe estão prestando. Parabéns pela escolha da profissão, ela com certeza está e sempre estará salvando vidas.
Gisele Stranieri
Gisele Stranieri
13/07/2023
Fez meus dois partos com muito comprimento, carinho e cuidado. E olha que nos dois teve que acordar de madrugada para atender as apressadinhas.
Tha Ferreira
Tha Ferreira
13/07/2023
Excelente